Como fazer um fechamento de vendas sem complicações?
Após toda a negociação com o cliente, chegou o momento de fazer seu fechamento de vendas! Você está preparado para esta etapa? Sabe quando o seu cliente está certo em assinar o contrato? Relacionamos algumas dicas que facilitarão o seu trabalho durante este importante momento.
Como foi à negociação até aqui?
O fechamento de vendas é consequência do trabalho bem executado nas etapas anteriores. Esteja seguro em suas ações e transmita confiança ao seu cliente. A sua ansiedade em assinar o contrato pode prejudicar todo o trabalho desenvolvido.
Como direcionar o cliente para o fechamento da venda?
Faça perguntas que explorem o grau de convencimento do cliente sobre o fechamento do contrato. As suas respostas evidenciarão se maiores explicações são necessárias ou se você já pode direcioná-lo para o fechamento da venda.
Exemplos:
– O valor do investimento deste contrato está de acordo com os dados que o senhor forneceu, certo?
- Isto era o que o senhor tinha em mente?
É importante que você tenha certeza de que realmente está atendendo às expectativas.
Saiba lidar com a negativa do cliente
Caso o cliente, mesmo após todas as etapas da venda, se mantenha firme em não fechar o contrato, tenha dois cuidados principais:
- Verifique se a negativa é apenas por uma objeção velada. Leve mais informações ao cliente para que ele se sinta seguro em sua escolha.
- Caso a decisão negativa se baseie na necessidade de conversar com outra pessoa ou pensar melhor sobre o assunto, agende uma nova visita. Sugira que esta outra pessoa esteja presente.
O que realmente significa fechamento de vendas?
Compreenda, claramente, o que significa fazer um fechamento de vendas para a empresa que você representa. Preencher a proposta completamente e sem rasuras? Entregar todos os documentos do cliente? É primordial que você siga os procedimentos e diretrizes de sua companhia, sempre respeitando os interesses do cliente.
Contrato fechado: e agora?
A proposta foi preenchida, assinada e implantada. No entanto, este é apenas um novo início de seu relacionamento com o cliente. É essencial que você se preocupe em mantê-lo satisfeito com os produtos oferecidos e qualidade dos serviços.
Tenha sempre em mente que o seu trabalho depende de pessoas. Após o fechamento, é um bom momento para receber nomes de possíveis outros clientes.
Lembre-se: você deve preparar a si e ao cliente para o fechamento da venda, conduzindo–o de forma segura e eficaz. Para mais informações, consulte o nosso e-book sobre técnicas de vendas.