5 Técnicas de vendas para prospectar clientes por telefone
O contato telefônico poderá ser um importante aliado na prospecção de clientes, otimizando o seu processo de vendas. Mas para que isto realmente aconteça, alguns cuidados são essenciais. Vamos conhecê-los?
Prepare um script para a sua ligação
Elabore um roteiro mínimo para a sua abordagem, alinhando o seu discurso conforme os seus objetivos. Planejando a sua fala, você estará mais seguro para realizar o contato.
Em um primeiro contato com um possível cliente, é necessário que você se apresente, fale sobre a empresa e informe a finalidade da sua ligação. Seja sutil e agradável em sua fala para despertar o interesse, mas deixe espaço para variar o discurso de acordo com o perfil do cliente abordado, para criar proximidade.
Aproveite a oportunidade e agende uma visita. O contato presencial permite que você utilize vários recursos que lhe ajudarão no processo de vendas. Sugira duas opções de dia e horário, colocando-se à disposição para atender conforme a agenda do cliente.
Tenha bom senso
Você gostaria de receber uma ligação inesperada e ficar por muito tempo na linha? Ligações longas podem ser muito improdutivas, gerar estresse e desgastar a relação que está começando naquele momento.
Utilize o telefone com suas técnicas para agendar uma futura visita ou resolver assuntos bem pontuais. Fale apenas o necessário e deixe que seus clientes possam expor a sua opinião. É um diálogo, uma conversa.
Utilize linguagem adequada
Seja objetivo, claro e direto. Não use gírias, palavras negativas ou expressões que possam transmitir insegurança, como “eu acho” e “pode ser”. Você é um profissional especialista. Mostre-se desta forma.
Seja carismático e criativo
Mantenha-se agradável e procure novas formas de tratar o seu cliente. A criatividade permite que cada contato seja único. Converse com outros profissionais da área e estude formas de tornar as suas ligações ainda mais interessantes. Cative o seu cliente com uma conversa amigável e dinâmica. Se você for chato e repetitivo, o seu cliente perderá o interesse.
Saiba lidar com as objeções
Sempre demonstre preocupação em saber das necessidades do seu cliente, procurando contornar as possíveis objeções que possam surgir. Encare-as como uma oportunidade de dar mais informações para o cliente, informações estas que poderão fazer a diferença na escolha pelas soluções que você está apresentando.
Dica – antes de realizar a ligação, reflita sobre quais objeções você teria na mesma situação. Prepare-se previamente para este contato.
Veja alguns exemplos de objeções com possíveis argumentos que você poderá utilizar:
Objeções | Argumentos |
---|---|
“Não tenho dinheiro” | Entendo que o senhor (a) não queira ter gastos
desnecessários e, sem dúvidas, esta não é a minha intenção. Ligo para entender as suas necessidades e, por isso, desejo conversar presencialmente para que o(s) senhor(a) compreenda as vantagens de nosso serviço e/ou produto. |
“Estou sem tempo” | Imagino que o(a) senhor(a) seja uma pessoa muito
ocupada. Minha visita será bem rápida, no dia e horário que melhor lhe atenderem. |
Estas foram algumas orientações básicas para que você utilize o telefone como uma técnica de venda a seu favor.
Lembre-se: o contato telefônico precisa ter sentido para que você tenha sucesso na sua abordagem. É primordial despertar o interesse do cliente. Caso contrário, ele entenderá que a sua abordagem está apenas tomando o seu tempo.