10 técnicas de como abordar melhor seu cliente e aumentar suas vendas
A abordagem é uma etapa decisiva, pois é quando você inicia o relacionamento com o seu cliente. Neste momento, é criado o primeiro elo de uma corrente de confiança que pode definir a continuidade ou a interrupção do contato. A continuidade dependerá da confiança transmitida e do interesse do cliente em ouvir o que você tem a dizer. Você já parou para pensar sobre as técnicas de abordagem?
Confira algumas técnicas que poderão lhe auxiliar nesta fase crucial do seu trabalho.
- Prepare-se
Você utiliza a mesma linguagem com um jovem estudante e com um senhor mais idoso? Com certeza não. A forma como você aborda os seus clientes depende das características de cada um. Descubra tudo que puder antes de realizar o seu contato. Avalie o que você apresentará, como será esta abordagem e onde ela acontecerá. Caso seja utilizado material de apoio, estude-o antes. É essencial que você esteja seguro com os conteúdos e as argumentações previstas.
Lembre-se: você deve se apresentar de forma clara e objetiva, dizendo o seu nome e qual a empresa que representa. Durante o diálogo, demonstre total interesse por tudo que seu cliente diz.
- Treine antes de visitar os clientes
Crie ou adote um roteiro (script) para praticar toda a abordagem planejada. Treine-o com um amigo ou familiar e avalie se está à vontade com o seu discurso. Bons profissionais treinam até se sentirem aptos a prosseguir, realizando os ajustes necessários antes do grande dia.
- Coloque-se no lugar do seu cliente
Como você gostaria que um vendedor se dirigisse a você? Gosta de profissionais que não compreendem as suas necessidades? Reflita sobre como você se sente com diferentes tipos de abordagem e avalie a que melhor se adequa a você e ao seu cliente.
- Preocupe-se com a sua aparência
Mantenha uma aparência coerente com o que você faz, esse é uma grande técnica de abordagem. Seja cuidadoso com o seu vestuário, postura e comportamento. A primeira impressão conta muito antes de qualquer diálogo. Cuide de você antes de estar pessoalmente com o seu público.
- Estimule o interesse
É necessário despertar a curiosidade de forma sutil. Sensibilize o seu cliente com questões reflexivas que reforcem as vantagens do seu produto ou serviço e façam com que ele entenda a responsabilidade que tem na solução das questões apresentadas.
- Fale menos e escute mais
Quando você realiza uma compra, gosta que o vendedor fale mais do que você? É de extrema importância ouvir o cliente! Extraia o máximo de informações possíveis e esteja à disposição para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos. Nunca adote uma postura incisiva e de superioridade.
- Sorria sempre
Manter-se simpático durante toda a abordagem aumentará as suas chances de seguir no contato até o fechamento da venda. Mesmo que seu cliente decida não realizar a compra, se a sua abordagem for amigável, você deixará as portas abertas para uma próxima negociação.
- Apresente garantias
Quais são os reais benefícios do seu produto ou serviço? Avalie como o seu produto poderá agregar valor ao seu cliente. Assim, você conseguirá conquistar a sua confiança mais facilmente.
- Aproxime o cliente de você
Conte uma experiência positiva de outros clientes com o seu produto ou serviço. Use o storytelling como uma técnica de abordagem.
O cliente poderá se projetar no seu relato. Quando ele cria uma conexão, a conversa se torna ainda mais agradável e as suas chances de sucesso aumentam.
- Peça indicações
Se o seu trabalho depende de visitar pessoas, não hesite em pedir indicações. Mesmo que o cliente não feche o contrato, se ele estiver sensibilizado com a sua causa e a sua postura for adequada, você poderá conscientizá-lo sobre a importância dele indicar outras pessoas.
E aí? Você já conhecia estas técnicas? Com certeza não existe fórmula mágica para garantir uma abordagem perfeita. Mas com as diretrizes aqui relacionadas, reunidas a partir da experiência da atuação de mais de 180 anos acompanhando pessoas da Mongeral Aegon, as suas chances de prosseguir para as próximas etapas da venda aumentam significativamente.
Esteja atento! – A abordagem é um momento de despertar o interesse do cliente e fazer com que ele se sinta motivado a prosseguir com a venda. Dedique-se para o sucesso desta etapa.