Mercado de Seguros: quais são as oportunidades e os desafios em 2021?

Mercado de Seguros: quais são as oportunidades e os desafios em 2021?

Uma das grandes preocupações dos que trabalham no mercado de seguros, atualmente, é quanto ao futuro do setor diante da crise que se instalou no país. Afinal, em função do isolamento social necessário na pandemia do novo coronavírus, diversos segmentos tiveram queda significativa na produtividade. Porém, mesmo diante desse cenário, é possível aproveitar oportunidades e contornar desafios.

Pensando nessa questão, separamos para você alguns tópicos que abordam os impactos da pandemia no mercado de seguros e as oportunidades para o próximo ano. Dessa forma, você terá uma boa perspectiva acerca das possibilidades para o setor a partir de 2021. Não deixe de conferir!

[PODCAST] Ouça agora o episódio "Oportunidades na Crise"

Impacto da pandemia no mercado de seguros

Saiba quais são os impactos da pandemia no mercado de seguros

Sem dúvidas, poucos setores estavam preparados para as mudanças drásticas que a pandemia trouxe. Ao mesmo tempo, ainda é cedo para estimar com precisão os efeitos do isolamento social para o mercado de seguros. Isso porque, apesar dos danos diretos, a crise também acelerou processos digitais importantes ao desenvolvimento dos negócios em longo prazo, como veremos a seguir.

Entre os principais desafios imediatos enfrentados por corretores e pelas seguradoras, é possível destacar a grande incerteza acerca dos riscos sofridos pelo segurado no que se refere à saúde, o que dificulta o cálculo do sinistro. Outro problema é a falta de infraestrutura para lidar com os novos hábitos do usuário, especialmente nos ambientes virtuais. Afinal, isso pode afetar questões financeiras.

Oportunidades trazidas para o mercado

Apesar das dificuldades e da necessidade de ajuda financeira que muitos tiveram nesse momento de incertezas, é verdade que o corretor tem grandes chances no mercado. A partir da crise, diversas seguradoras aceleraram o processo de transformação digital, adaptando-se com urgência às novas necessidades do cliente.

Além disso, tendo em vista o cenário de instabilidade em relação ao patrimônio, a população atenta-se cada vez mais para a importância de resguardar sua vida e seus bens. Nesse sentido, cresce a procura por seguro de vida e residencial. A busca pelo produto, combinada aos avanços tecnológicos, pode representar excelentes oportunidades ao profissional da área.

Projeções para o próximo ano

Tendo em vista os desafios enfrentados e as oportunidades que se colocam a partir da nova realidade do cliente, o que se projeta é uma pronta recuperação do mercado de seguros a partir de 2021. Isso porque o cenário instável forçou as companhias a acolher as mudanças do mundo digital que já eram previstas e a oferecer benefícios a fim de minimizar os efeitos da crise na vida dos corretores.

Nesse sentido, espera-se um forte investimento em tecnologia, a criação de produtos adequados à demanda do usuário e o aprimoramento do atendimento ao público. Ainda, para os profissionais corretores, projeta-se o treinamento constante a fim de desenvolver competências tendo em vista a realidade de mercado que emerge.

O mercado de seguros, assim como diversos segmentos, enfrenta sérios desafios impostos pela pandemia. Diante da crise, muitos profissionais questionam se vale a pena persistir no setor após a total abertura do comércio.

O que se tem, no entanto, é um cenário positivo para corretores e seguradoras, uma vez que o contexto de instabilidade lança um novo olhar para a população sobre a importância do seguro na proteção patrimonial. Além disso, a aceleração dos processos digitais promete elevar a produtividade, melhorar os produtos e o atendimento ao público no mercado de seguros.

Se você tem interesse em se tornar um corretor de seguros, participe do programa de formação da MAG Seguros. Mas se já tiver registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep), acesse o site para se tornar um parceiro de negócios.

  • Publicado

    01 de March de 2021

  • Categoria

    Mercado