Gerente Comercial

Thayane Sousa

10 dicas para alavancar suas vendas

10 dicas para alavancar suas vendas

Já parou para pensar nos motivos que levam ao sucesso no resultado das vendas? Você sabe quais são as orientações básicas que os vendedores devem seguir para alavancar as suas vendas? Para facilitar a sua vida, relacionamos 10 dicas para alavancar as suas vendas que poderão fazer toda a diferença!

1. Esteja preparado para a venda

Tenha metas claras e conheça muito bem o seu produto ou serviço. Estude o portfólio do concorrente, os diferenciais da sua oferta, assim como as técnicas de vendas que você utilizará. Acredite em seu potencial, esse será o grande diferencial para alavancar suas vendas!

2. Conheça o seu público-alvo

Existem clientes com diferentes perfis e é importante considerar as particularidades de cada um para conhecer a fundo o seu público-alvo. Identifique o seu cliente em potencial e desenvolva um plano de trabalho alinhado às suas características.

3. Estabeleça confiança e empatia já no primeiro contato

A abordagem é um momento decisivo do processo de vendas, pois é o início da relação com seu possível cliente. Apresente-se e fale sobre a sua empresa, informando o propósito do contato. Mantenha um diálogo amigável e faça com que ele se sinta importante, respeitando os seus limites, dessa forma alavancar suas vendas não será uma tarefa difícil. Como você gostaria de ser abordado? Coloque-se no lugar do seu cliente.

4. Compreenda as necessidades

O que você acha sobre um médico que receita medicamentos sem ter clareza dos sintomas do paciente? Você cometeria o mesmo equívoco ao apresentar um produto ou serviço sem identificar o perfil do cliente. Faça perguntas que ajudem o cliente a expor e entender as suas reais necessidades e ouça com atenção as suas respostas. Anote o máximo de informações mencionadas pelo cliente para atendê-lo da melhor forma possível. Assim, você ficará com mais elementos para ajudá-lo a identificar as melhores soluções.

5. Apresente soluções SEMPRE!

As soluções devem ser apresentadas a partir das necessidades e do poder de compra do cliente. A venda precisa ter sentido e agregar valor, não foque somente em alavancar suas vendas, mas sim em levar soluções ao comprador.

O cliente só fechará a venda se você oferecer um benefício, uma solução para sua vida. Portanto, traduza as características e vantagens do seu produto ou serviço em benefícios para o cliente.

6. Seja paciente

Por trás de uma atitude aparentemente desinteressada, pode estar escondido o desejo de obter respostas. Por isso, seja paciente, encare as negativas do cliente como indicadores de que ele precisa de mais informações e respostas precisas.

7. Contorne as objeções

Caso você fosse abordado em uma venda, quais seriam as suas objeções? Para tornar o processo mais fluente e transmitir segurança, relacione as mais comuns e prepare seus argumentos. Utilize todo o seu conhecimento para reduzir a atitude defensiva por parte do cliente e fazê-lo entender que o seu papel no momento da conversa é ajudá-lo a entender a quais riscos está exposto e como pode se proteger financeiramente de cada um deles.. Lembre-se: durante as diferentes etapas da sua venda (LINK PARA O E-BOOK SOBRE ETAPAS DE VENDAS), poderão acontecer objeções.

8. Transfira a decisão da compra

Quando você está na posição de cliente, o que pesa na sua decisão de compra? Provavelmente, que a proposta seja favorável a você. Fechar a venda é a consequência da condução bem sucedida de todas as etapas anteriores. Transfira a decisão da compra para quem a possui por direito, ou seja, o cliente.

Também esteja preparado para não vender. Neste caso, coloque-se à disposição para retomar o contato, mantendo um bom relacionamento com esse possível futuro cliente e dando a ele todas as informações para que tenha certeza de estar fazendo a melhor escolha.

9. Gerencie o relacionamento com o seu cliente

Quando você compra em uma loja, como se sente quando o vendedor entra em contato para informá-lo que aquele sonhado produto está em liquidação? Ou para parabenizá-lo pelo seu aniversário? Provavelmente, conforto e satisfação. Esta é a ideia! Mantenha o contato com o seu cliente, demonstre empatia e conserve um bom relacionamento, além de diferenciar você perante seus concorrentes, ainda irá alavancar suas vendas mais facilmente. Clientes satisfeitos trabalham como parceiros e ajudam a atrair novos clientes!

10. Busque aperfeiçoamento profissional

O mercado está em constante evolução. Assim, é indispensável se atualizar sempre. Aperfeiçoamento profissional é essencial, por isso procure estudar as novas tendências e oportunidades de negócio. As pessoas mudam as necessidades também.

Gostou das dicas? Deseja conhecer mais sobre as etapas do processo de vendas? Faça o download do nosso e-book: As 3 etapas da venda perfeita: descubra como você pode aumentar os seus lucros.

  • Publicado

    10 de September de 2015

  • Categoria

    Vendas